22 de setembro de 2014

Guia Oktoberfest Munique




Ein Prosit!!


Estive em duas oportunidades na Oktoberfest, 2008 e 2011 e recomendo a todos irem.
É uma festa gigante, com várias tendas das cervejarias e com muitas pessoas interessantes e descontraídas! O clima é envolvente!! Tanto que fui mais de uma vez!!

Fiquei somente 1 dia na primeira viagem e 2 dias na segunda. Recomendo 2 dias inteiros para curtir e aproveitar bastante!!

Reservei o hotel com muita antecedência (1 ano mais ou menos) por que todos os hotéis ficam lotados e muito caros nessa época.
Fiquei no Derag Livinghotel Karl Theodor. Um hotel muito bom e apenas algumas estações de metrô da Oktoberfest.





A Oktoberfest é uma festa cervejeira que todos deveriam participar um dia, mesmo quem não beba!
É inesquecível! O lugar, as pessoas, as cervejas, as comidas, a animação... É tudo simplesmente perfeito!!







Lá não tem muito mistério... 

Pode-se sentar dentro das tendas ou no Biergarten das cervejarias.


Entretanto existem vários poréns:

1) Só tem como pedir cerveja para as garçonetes se estiver sentado em alguma mesa. Arrumar lugar às vezes é bem complicado. Chegue cedo!!

2) Só aceitam dinheiro!! Pediu a cerveja - pagou à garçonete; incluindo a gorjeta, de geralmente de10 a 15%.

3) Se quiser ficar dentro das tendas, tem que reservar com muita antecedência, geralmente assim que abrirem as reservas. A maioria das tendas já tem suas mesas reservadas para frequentadores assíduos das cervejarias ou convidados. É muito difícil conseguir uma mesa para sentar somente chegando lá no evento. Eles te deixam somente entrar para conhecer mas para pedir cerveja tem que estar sentado.
Para reservar a mesa, tem que comprar antecipadamente uma quantidade de tíquetes para as cervejas e para os frangos (as comidas dos dias da Oktober são bem limitadas, sendo geralmente frango, salsicha e pretzel). Cada mesa serve 10 pessoas e não adianta colocar mais que isso por que eles não deixam! E somente pode ficar por 4 horas na mesa.











Na primeira vez que fui, em 2008, eu e meu marido fomos sozinhos e sentamos no Biergarten por que um grupo nos deu lugar para sentarmos.








Em 2011, fui novamente com amigos em um grupo de 13 pessoas. Tivemos que reservar 2 mesas para cabermos todos e o equivalente a 25 euros por pessoa para as comidas e bebidas.
Isso varia de tenda para tenda. Umas pedem os valores correspondentes a tantos litros de cerveja e comidas como adiantamento.
O ideal é que mande um email para cada tenda que queira ir para saber como deve proceder. O depósito é feito pelo banco mesmo.






Nossa agenda cervejeira em 2011:


Bräurosl das 11:30 até umas 15 hs - cerveja Hacker Pschorr







AMMER de 15:30 até às 18hs - cerveja Augustiner






Pato assado.



HB - Hofbräu Festzelt de 11:30 às 16:30 - cerveja HB











Fora isso, é somente aproveitar os dias e as cervejas!! O clima da Oktoberfest é bem diferente!! As pessoas são mais animadas, puxam assunto toda hora para saber de onde você é, como é o seu país, etc.
E as roupas que eles usam são lindas!! E passam de geração para geração!













Se for acompanhado, não deixe de comprar aqueles corações da Oktoberfest feitos de pão de mel. Dizem que traz sorte para o amor!!






Ainda tem o parque de diversões dentro da Oktoberfest. Mas meu conselho é ir antes de comer e beber!!








E não deixe de decorar a música principal da Oktoberfest... Você vai ouvir muitas vezes!!


'Ein Prosit, ein Prosit
Der Gemütlichkeit
Ein Prosit, ein Prosit
Der Gemütlichkeit.

Oans, zwoa, drei, Gsuffa!'



Prosit!!

2 comentários: